Serviços

1. Consulta documental e bibliográfica do acervo: 

 

  • Consulta presencial - a disponibilização dos documentos ou bibliografia é feita sempre pelo funcionário do Centro de Documentação Farmacêutica mediante o preenchimento do formulário de pedido de consulta;

  • Consulta online - o fundo documental encontra-se disponível para consulta online a partir do link http://www.cdf.pt/archeevo/ 

 

2. Apoio de informação e referência aos utilizadores, ou seja, prestar auxílio na pesquisa e recuperação de informação documental e bibliográfica, nomeadamente no fornecimento de orientações e sugestões para a consulta eficaz do acervo, bem como proporcionar ao utilizador o conhecimento dos recursos existentes e de técnicas de pesquisa de informação utilizando as novas tecnologias. Este apoio é extensível à indicação de outros acervos de temáticas inseridas na História da Farmácia e dos farmacêuticos. 

 

3. Reprodução em suporte papel ou digital de documentação ou bibliografia do acervo do Centro de Documentação Farmacêutica mediante o preenchimento de formulário obrigatório facultado no CDF-OF ou descarregado online (PDF editável) e enviado para o e-mail (cdf@ordemfarmacêuticos.pt), ficando a aguardar respetiva autorização por parte do Centro de Documentação Farmacêutica.

 

4. Repositório de património documental/bibliográfico proveniente de doações de acervos particulares de farmacêuticos ou empresas do ramo farmacêutico, serviço que é suportado pela campanha de recolha criada pelo Centro de Documentação, designada “Vamos Fazer História”, e que visa a agregação, salvaguarda e tratamento daqueles acervos, cedidos temporariamente para digitalização ou doados definitivamente ao Centro de Documentação Farmacêutica. Este serviço assenta num procedimento formal que inclui a redação e assinatura pelas partes de um auto de entrega com condições específicas para cada caso e respetiva guia de remessa com descrição do material cedido.