O Centro de Documentação Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos, inaugurado em 25 de setembro de 2012, situa-se em Coimbra, no edifício contíguo à Secção Regional da OF e está aberto à comunidade em geral.

 

O Centro pretende reunir um vasto conjunto de documentação representativa da história da farmácia e da profissão farmacêutica. Trata-se de um projeto dinâmico, em contínuo crescimento, cuja base assenta no fundo documental histórico da Ordem dos Farmacêuticos com cerca de 180 anos de existência.

Do ponto de vista bibliográfico, além de uma coleção de Farmacopeias antigas, o CDF-OF possui publicações periódicas e obras relacionadas com a História da Farmácia e dos farmacêuticos. Destaca-se ainda a Hemeroteca Digital composta por jornais e revistas publicados pelas associações de farmacêuticos portugueses.

Acervo Documental e Bibliográfico

O CDF-OF incorpora documentação produzida por diversas associações de farmacêuticos, das quais se destacam a Sociedade Farmacêutica Lusitana e o Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, para além de diversas outras associações precursoras da Ordem.

 

A par do associativismo farmacêutico, o acervo documental do Centro integra ainda secções dedicadas à história do ensino, da profissão e legislação farmacêutica, para além das coleções de fotografias, gravuras e folhetos publicitários.

O CDF-OF engloba documentos diversos, tais como atas, registos de correspondência, listagens de sócios, de farmacêuticos e de farmácias, registos de matrícula, fichas de inscrição de sócios, carteiras profissionais, diplomas e fotografias, que permitem conhecer melhor o papel das associações de farmacêuticos, bem como as preocupações e atividades dos mesmos.

 

Para além destes documentos existem diversos outros provenientes das doações e cedências efetuadas por sócios, farmacêuticos, laboratórios e farmácias no âmbito da Campanha "Vamos Fazer História", onde se podem encontrar documentos distintos como copiadores de receituário, receitas, brochuras, rótulos, etiquetas, embalagens de medicamentos, folhetos publicitários, materiais de laboratório, notas de encomenda, fichas de movimento de estupefacientes, fotografias, bibliografias, publicações periódicas, entre outros.

Centro de Documentação Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos

Morada: Rua Castro Matoso 12 B, 3000-104 Coimbra​ | Telefone: 239 851 446 | E-mail: cdf@ordemfarmaceuticos.pt​​​

Horário de Atendimento: 2.ª a 5.ª feira: 10h00 - 12h30 / 14h00 - 17h30 | 6.ª feira: 10h00 - 12h30 ​

Ordem dos Farmacêuticos © 2012-2018

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now